Nederland

Central Solar Sophia

Números-chave

1.271.377 MWh

Produção anual

+363.251

Lares com fornecimento de energia por ano (equivalente)

488.340

Toneladas de emissões de carbono poupadas

+514.584

Carros movidos a combustíveis fósseis retirados da estrada (equivalente)

Status atual

Seleção da localização

Avaliação preliminar, definição do projeto

Aprovação ambiental

Obtenção de licenças

Construção

Operação

O projeto da Central Solar Sophia consiste no desenvolvimento e implementação de um projeto solar fotovoltaico com capacidade total instalada de 875 MWp (Megawatt) nos municípios do Fundão, Penamacor e Idanha-a-Nova. A potência atribuida de 500 MVAe resulta da celebração de um Acordo entre o Promotor e o Operador de Rede de Transporte (ORT) – a REN, tendo como ponto de ligação à rede a Subestação do Fundão pertencente à RESP.

Durante o desenvolvimento do projeto, assegurou-se a minimização do impacte ambiental através da análise detalhada dos diversos aspectos ambientais, tendo-se assegurado a minimização da afectação das condicionantes ambientais e potenciado a promoção da biodiversidade, através da identificação de medidas de minimização específicas tais como:

  • A preservação dos exemplares em povoamento e exemplares isolados de maior porte de quercíneas minimizando a sua afetação pelos componentes do projeto, tendo ainda em compensação que os mesmos serão compensados por outros exemplares salvaguardados por planos e medidas de gestão e em áreas que permitem a sua consolidação e perenidade.
  • Estabelecimento de parceira estratégica com a associação BIOPOLIS-CIBIO para ações de obtenção de informação científica relevantes para a compatibilização deste projeto com a biodiversidade local.
  • Proteção e valorização de pontos de interesse geológico, além dos Geossítios já classificados, por meio da criação e integração em percursos visitáveis, conectados com outros percursos interpretativos da região.
  • Numa perspetiva para além da mitigação e compensação, mas de valorização e por forma a deixar um legado futuro, proporá ainda o projeto um conjunto de planos e projetos que valorizam a conectividade ecológica, a renaturalização de áreas com espécies autóctones, com valor ecológico e resistentes à passagem do fogo, e que asseguram que a área da central e sua envolvente continuem a desempenhar as suas funções como sumidouro de carbono.
  • Desenvolvimento de uma estratégia integrada de colaboração com as comunidades locais.
  • Dinamização da economia local, especialmente durante o período de construção (estimativa 3 anos)

Este projeto tem um contributo imprescindível para os objetivos do Plano Nacional de Energia e Clima para 2030 (PNEC 2030) que constitui o principal instrumento de política energética e climática nacional para a próxima década. Tendo em conta a potência instalada (875 MWp) e a capacidade de produção média anual (1.272 GWh/ano) do projeto, a sua implantação terá um contributo relevante no cumprimento desta meta. Considerando a produção de energia anual estimada para a Central Fotovoltaica, estima-se que a sua exploração venha a evitar a emissão anual de cerca de 488.340 toneladas CO2, o que equivale a retirar 514.584 automóveis da estrada anualmente.

O desenvolvimento de projetos solares oferece muitas oportunidades para o crescimento económico das comunidades e a promoção da biodiversidade. No nosso caso, trabalhamos em conjunto com as partes interessadas e as comunidades locais para definir os nossos planos e implementar projetos de forma articulada por forma minimizar os impactes ambientais negativos e potenciar os impactes positivos.

Entrar em contacto

Estamos sempre disponíveis para ajudar em quaisquer questões.

info@lightsourcebp.com

*Geeft verplicht veld aan